Na hora de construir um look, todas nós temos dúvidas em relação ao que combinar com quê. Aqui ficam as minhas respostas às 12 questões mais frequentes que me têm colocado em relação às peças mais trendy, desta estação.
Para o efeito, elaborei tipo um questionário de perguntas e respostas, para que fosse mais fácil de explicar.
1 – Como vestir cool, quando se tem um emprego com dress code formal?
- Quando se tem um emprego com um dress code formal o truque são os detalhes, como por exemplo, um blazer de corte mais desportivo, uma camisa com cut out shoulders, calças cropped ou skinny de ganga escuras. Desta forma, já se consegue descontração num look sério, sem o destituir.
- Num mix de cores ou a preto e branco, o formal pode ser cool e irreverente.
2 – Como se pode desconstruir a formalidade de um fato?
- Os fatos clássicos e formais são sem dúvida looks aborrecidos, mas não têm que ser assim, porque hoje em dia para além de se poder jogar com a diversidade de cores e texturas, o segredo da desconstrução de looks muito formais, está no calçado e nos acessórios.
- Para um look mais jovial, pode combinar com o seu fato, acessórios como backpacks e ténis, pois são opções super descontraídas, que aliadas à formalidade do fato, vão tornar o look enigmático, marcando uma atitude casual chic de ‘I don’t care’.
3 – Qual o segredo para conjugar diferentes padrões?
- O segredo para conjugar diferentes padrões, uma vez que é cada vez mais uma tendência, está na harmonia da cor. Daí que os padrões devam ter uma cor em comum, de modo a criar um look monocromático. Ou seja, deve-se misturar padrões dentro da mesma família, como bolas com riscas, que pertencem à categoria de padrões geométricos – isto resulta sempre.
- Ou então, pode optar pelo mesmo padrão com ângulos e tamanhos diferentes, como por exemplo, riscas verticais com riscas horizontais.
- A ideia é equilibrar os estampados mais edgy, com outros mais simples e subtis.
4 – Hoje em dia ainda se usam os sapatos stiletto em looks urbanos?
- Os sapatos stiletto são intemporais e mais ‘on point’ do que nunca. Por exemplo, em looks super descontraídos e até um pouco masculinos versus femininos, como o boyish, o sporty ou até o rock, os sapatos stilettos dão a estes looks uma atitude mais sofisticada e elegante.
- Num mood mais relaxado, tipo calças de ganga todas rotas, os sapatos stiletto aparecem como protagonistas do look e destacam-se no mundo urbano.
- Tanto skinny jeans, boyfriend ou calças de active wear Boy Jogger, conjugadas com uns sapatos stiletto, dão um look final super cool.
5 – Como ficar feminina com roupas de estilo boyish?
- As peças masculinas são uma grande tendência e têm vindo a invadir o guarda roupa feminino. Desde as calças largas com rasgões, às camisas ou sweaters oversized, o truque é conjugar estas peças masculinas com detalhes de inspiração girly.
- Construa looks super trendy, adicionando acessórios extravagantes (carteira, colar, brincos, ou lenços) e complete com botins de salto alto ou stilettos.
- Pode também optar por um slip top rendado, calças boyfriend, conjugado com um blusão de cabedal e botins de salto alto.
- A ideia nestes looks com peças mais masculinas é introduzir sempre uma peça mais sofisticada e feminina, o que lhe vai dar um look singular e com uma certa androginia.
6 – Como usar botas over the knee (acima do joelho)?
- As botas acima do joelho, são uma das grandes tendências desta estação, aliás acho que vieram para ficar. Este tipo de botas por si só já atraem os olhares e, por isso, o ideal é conjugá-las com um look neutro, dando-lhes o protagonismo.
- Com saltos rasos, altos, finos ou grossos, em bico ou arredondadas, conjugue-as com calças skinny ou leggings e sweaters compridas, isto para um look mais descontraído.
- Se optar por vestidos, opte pelos sweater dresses ou por peças mais baggy, só numa cor.
- Não esquecer que este género de botas não é muito aconselhável a quem tiver pernas demasiado grossas. Para mulheres baixas e fortes este género de botas também não é aconselhável.
7 – Como conjugar um slip dress sem ficar com um ar muito vulgar?
- O slip dress é o vestido mais ‘it’ da estação e está sem dúvida a invadir o ritmo caótico das cidades. Ousado com toque slippery, com rendas ou minimal, esta peça pode ser combinada com uma t-shirt ou com uma sweater por baixo, dando vida a um look super cool e descontraído.
- Pode também optar por uma sweater oversize por cima do vestido e uns stilettos.
8 – Como usar leggings sem perder o lado sofisticado?
- As leggings de estação para estação, têm vindo a ganhar terreno nos looks casuais e nos mais sofisticados. Para além do conforto e da versatilidade, esta peça de vestuário permite criar vários looks.
- Se optar por leggings em materiais como a pele e o vinil (evitando as típicas leggings sporty de malha) pode conjugá-las com um blazer, botins ou ténis – para um estilo casual urbano.
- Para um look mais sofisticado, conjugue as suas leggings de pele com uma capa e sapatos stiletto, nunca esquecendo os acessórios.
9 – Como usar casacos de pelo sintético quando se é baixa e forte?
- Os casacos de pelo sintético e não só, surgem nesta estação como um dos must have. Esta tendência completa os looks mais simples com atitude e, por isso, deve-se usar e abusar. Contudo, é importante ter em conta que pessoas de estatura baixa e fortes, devem apenas usar acessórios em pelo sintético, como golas, carteiras, sapatos, etc.
- Caso goste e queira usar casacos de pelo sintético, opte pelos mais finos e evite os casacos de pelo de comprimento acima da anca.
10 – O look que se usa de dia no trabalho, deve ser diferente do look para um jantar à noite?
- Transformar o mesmo look que usamos durante o dia para trabalhar, para um look de noite para um jantar, é uma situação recorrente hoje em dia. Na agitação caótica do mundo urbano, tempo para se ir a casa trocar o look, é algo que nem sempre é possível. Por isso, o truque é usar peças simples e versáteis e tirar o máximo proveito das mesmas.
- Por exemplo, um vestido preto usado durante o dia, pode funcionar à noite apenas com uma troca de sapatos. Troca os sapatos de salto médio por uns stilettos, coloca um batom vermelho, um casaco de pelo ou uma capa e uma clutch e está pronta para arrasar.
- Também um look preto total com calças crop e um blazer branco, trocando os sapatos e os acessórios servem o mesmo intento.
11 – Como usar rendas e transparências sem ficar demasiado sexy e provocadora?
- As rendas e as transparências têm vindo a invadir o mundo urbano e são mais tendência que nunca nesta estação. O seu toque arrojado dominam totalmente o coordenado. Mas como usar esta tendência com sofisticação? Camadas e sobreposições é a resposta.
- Conjugar um slip top com um bralette ou uma t-shirt por baixo, de modo a evidenciar a sobreposição de peças, marca um twist descontraído e sedutor.
- As sobreposições e camadas, como bodys, t-shirts ou tops mais divertidos que se fazem sobressair do interior das peças de rendas e transparências, dão um toque elegante e discreto ao seu look.
12 – Quais os tecidos e materiais que se podem misturar?
- Pode arriscar em combinações de cetins com malhas de algodão, napas e knited sweaters, metalizados e veludos, cabedal e rendas, para uma atitude mais urbana.
- Também os tons pastel podem jogar com materiais quentes, como as fazendas de lã ou com materiais mais suaves e frios, como as sedas.
- Ou seja, num jogo de contrastes e texturas, tornar um look mais cool nunca foi tão fácil.
Espero que vos tenha ajudado e elucidado sobre estas questões! Deixem-me o vosso comentário mais abaixo pois a sua opinião é muito importante para nós.
Se gostou, se este artigo a ajudou e se conseguiu tirar algumas ideias, deixe-nos mais abaixo o seu comentário, pois a sua opinião é muito importante para nós! Pode também gostar de ler: O que usar com um vestido preto; Branco e preto o clássico que nunca sai de moda.
Grata pela sua visita!
Helena Martins , comenta:
Adorei!!!!
Ana , comenta:
Adorei as dicas obrigada
Conceição Rebolho , comenta:
Adorei muito obrigada. Adoro as botas acima do joelho,mas não posso usar. Já usei quando tive 18 anos. Foi bom recordar.
Mais uma vez obrigada pela ajuda. Bom domingo.
Elisa Lourenco , comenta:
Como sempre opticas dicas, acessiveis a qualquer mulher.
O bom gosto é uma constante.
Adorei!
Obrigada
Maria do Céu Monteiro , comenta:
Adorei, identifico-me muito com os modelos que apresente.
ANA PAULA NOVAIS , comenta:
OBRIGADO PELAS SUAS DICAS ADORO
Marisa Tolentino , comenta:
Excelentes ideias !
Diana Pontes , comenta:
Adoro todas as suas sugestões e ajuda. Obrigada! 🙂
Débora , comenta:
Como sempre ótimas dicas feitas com muito carinho, bjinhos.
Clara , comenta:
Gosto muito
Cidalia Correia , comenta:
Obrigada pelas dicas. São sempre uma ajuda preciosa!
Maria Baptista , comenta:
Gostava que fizesse um post só de malas de senhora
Obrigada
Maria Lourenço , comenta:
como sempre , com gosto e ajuda imenso no meu dia a dia!
Lídia Tomás , comenta:
Gostei. Vou ficar “cliente”
wal Klein , comenta:
Adorei, sempre acompanho. Parabéns
Ana Maria Castanho , comenta:
Adorei
PAULA ALEGRE , comenta:
Adorei, ajuda imenso para quem não tem confiança na forma de vestir.
Eu que sempre adorei a moda é interessante perceber que existe um vocabulário muito próprio definindo em concreto cada tendência.
Obrigada, consigo tirar partido de toda esta informação e não me canso de a seguir.
Ana Barbosa , comenta:
Bom gosto! Adoro as suas sugestões!
Rosa , comenta:
Muito bom.
Alice Brito , comenta:
Adoro sempre muito bom gosto ?
Paula Helena , comenta:
Gosto de ler as suas propostas e concordo com a maioria. Tenho sempre uma dúvida acerca do calçado a usar com algum tipo de calças.Por exemplo uma calça clássica mas mais larga até ao sapato ficará bem com sapatos rasos com atacadores ou com fivelas de lado ou também com sapatos de salto alto?
Os botins curtos de salto médio e bicudos ficam bem com que estilo de calça? Justas?
Confesso que na hora de calçar o calçado certo para cada tipo de calças tenho algumas dúvidas.
Obrigada e continue, gosto dos seus conselhos.
Cristina brom , comenta:
Muito bom, ?????
ana , comenta:
Grande ajuda.. Obrigada.
Otília Borges , comenta:
Sempre muito útil. Obrigada
teresa rodrigues , comenta:
gostei muito ,obrigada
Celia Alonso , comenta:
Adore!!!! Aliás como tudo o que publica. Obrigada pelas dicas
Maria Cerqueira , comenta:
Gostei muito das dicas principalmente dos casacos de pelo obrigada
Lurdes Silva , comenta:
Gosto muito das dicas mas gostava de ajuda para pessoas baixas (1,45); pois adoro moda . Obrigada pelos conselhos . Obrigada
Elsa Soares , comenta:
Olá minha querida Lurdes Silva,
Grata pelo seu testemunho.
Marque comigo uma sessão personalizada via skype, terei todo o gosto em ajudá-la.
Beijinhos
Carla Oliveira , comenta:
Simples e muito elucidativo… O guia perfeito para qual ocasião tendo em conta que nos dá ideias de como tornar as peças versáteis.
Fiquei FÃ
MUITO BOM!
Ema Amélia Dinhane , comenta:
Adorei esse site. Apreendemos muito no dia a dia.
Maria Emília santos30 , comenta:
Agradeço a sua ajuda. Tem-me sido muito útil. O seu sempre actual bom gosto é fantástico.