bemvestir®

Saúde dos cabelos – 8 práticas fáceis de implementar

Saúde dos cabelos, 8 práticas fáceis de implementar, para ter um cabelo sedoso, bem tratado, brilhante e saudável. Além de não se dever dormir com o cabelo molhado, também se deve evitar lavar o cabelo com água muito quente, assim como deve introduzir certos alimentos na sua alimentação.

Não dormir com o cabelo molhado.

Além de acordar pela manhã com o cabelo todo embaraçado e com um aspeto esquisito, pode causar danos ao couro cabeludo. Por não permitir que o cabelo seque completamente, o fio capilar vai gradualmente danificar-se, ao perder a sua camada protetora. Sem esta camada, o cabelo fica mais fino, e consequentemente, parte-se mais facilmente. Mas, por vezes, prevalece a rotina de cada um, a quem pode dar mais jeito lavar o cabelo à noite. Com variações dependentes da espessura do fio capilar, aponta-se que o cabelo humano demora, em média, 24 horas até ficar completamente seco. O secador dá uma ajuda, mas não faz todo o trabalho. Nesta rotina de beleza, o tempo é um bem precioso e imprescindível. Imagine um cabelo molhado, abafado numa almofada no mínimo 8 horas por noite?

Evite lavar o cabelo com água quente.

Sabemos que no outono e no inverno isto é uma tarefa difícil. No entanto, a água quente danifica muito a raiz do cabelo, o couro cabeludo e os fios. Os cabelos são formados por queratina, a conhecida proteína que compõe o fio capilar. A água quente, faz com que o couro cabeludo produza mais glândulas sebáceas, deixando os fios oleosos mais rapidamente e mais sensíveis, ressecados e opacos, podendo ocasionar até a quebra dos mesmos por sua fragilidade. Para os corajosos, água fria é o ideal! Se não conseguir lave o cabelo com água morna e no fim passe-o por água fria.

Introduza estes alimentos na sua alimentação

Abacate, amêndoas, avelãs e nozes, sementes de chia e de cânhamo. Não se esqueça também da erva de trigo (fresca ou em pó), usada tradicionalmente na Medicina Tradicional Chinesa, que com as suas propriedades adaptogénicas ajuda em situações de ansiedade e stress intenso.

Corte as pontas a cada 3 meses.

Cortar o cabelo é uma forma simples de manter os fios sempre saudáveis, sem pontas duplas e espigadas. Permanecer mais de 6 meses sem cortar o cabelo, pode torná-lo mais fraco e sem brilho.

Aplique uma máscara no cabelo pelo menos 1 vez por semana.

A máscara é um tratamento intenso, por isso não deve ser feita todos os dias, pois o cabelo recebe um aporte grande de nutrientes. Deve sempre ser escolhida de acordo com o seu tipo de cabelo e as necessidades dos fios.

Usar um óleo reparador de pontas.

O óleo reparador é um ótimo complemento que ajuda a hidratar ainda mais o cabelo, a combater a electricidade estática e também previne as pontas espigadas ao selar as cutículas do cabelo. Se colocar entre 2 a 6 gotas no cabelo não fica oleoso. O óleo de argão é um tipo de óleo que funciona em todo o tipo de cabelo. O ideal é começar com pouco e ir analisando o resultado. Aumente em aplicações posteriores se necessitar.

Cuide do couro cabeludo.

A maioria das pessoas preocupa-se muito com o cabelo, mas esquece-se dos cuidados com o escalpe. É essencial desintoxicar o escalpe pelo menos 1 vez por semana, para eliminar os resíduos acumulados no cabelo, preservar a cor, restaurar o nível de pH e devolver o brilho ao cabelo. Como? Fazendo uma exfoliação ao couro cabelo, com produtos próprios para o efeito.

Cuidado ao escovar o cabelo.

O uso de uma escova adequada para o seu tipo de cabelo pode ajudar, e muito, nesta tarefa. Mas não só. É aconselhado que se comece a desembaraçar os cabelos lentamente a partir das pontas. Apesar de não parecer, torna o processo mais rápido e eficaz, evitando a quebra dos fios. O uso de uma escova com cerdas de madeira, elimina o efeito eletro-estático do cabelo, o que diminui a possibilidade de quebra dos fios e o frizz indesejado.

Já conhece o nosso programa de 3 sessões de sustentabilidade e bom senso – armário -cápsulaQuantas vezes não acorda de manhã e fica parada a olhar para o guarda-roupa sem saber o que vestir? O problema não será a falta de roupa (apesar de acharmos que é), mas sim a falta de inspiração para a coordenar muitas das vezes por termos demasiadas peças de roupa em que muitas delas não se combinam entre si. Isto soa-lhe a familiar?…Então este programa é para si!

Se gostou, se este artigo a ajudou e se conseguiu tirar algumas ideias, deixe-nos mais abaixo o seu comentário, pois a sua opinião é muito importante para nós! Pode também gostar de ler: Cortes de cabelo que a farão 10 anos mais jovem.

Grata pela sua visita!

Exit mobile version