Os primeiros sinais de idade, cansaço, secura e consequente aparecimento de olhos inchados, papos e olheiras, podem ser dramaticamente melhorados com a devida atenção e tratamento. Os cuidados com os olhos são assim essenciais, para que eles revelem saúde, fiquem resplandecentes e luminosos.
A pele dos olhos é das mais finas e é a primeira a evidenciar os primeiros sinais de envelhecimento, sendo as causas inúmeras: horas diante do computador, noites mal dormidas, razões hereditárias, tabaco, má alimentação, entre outras.
Olhos inchados e papos
O seu sistema imunitário liberta histamina, que dilata os capilares em redor dos olhos, provocando excreção de fluido e, consequentemente, olhos inchados. O segredo para tratar eficazmente os papos dos olhos, é identificar a causa, sendo as principais, o pólen, a caspa de gato, determinados alimentos se for alérgica a eles.
- Procure fórmulas específicas, para acalmar irritações no contorno ocular. Evite o alergénio e os cremes anti-histamínicos, com a substância Diphenhydramine.
Dormir com uma almofada fina, ou sem almofada, faz com que os fluídos se acumulem à volta dos olhos. Quem dorme de lado, pode até reparar que o olho que ficou junto à almofada, está mais inchado do que o outro.
- Arranje uma almofada mais grossa, de preferência em espuma de memória (material espumoso com alta densidade, moldando-se de forma individual a cada utilizador, independentemente do seu peso ou forma). Caso continue a acordar com os olhos inchados, a forma mais eficaz de os fazer desaparecer, é colocar compressas frias seguido de um creme específico de olhos à base de cafeína.
Vasos sanguíneos entupidos ou quebrados. Os vasos que transportam linfa e sangue em redor dos olhos, podem ficar congestionados, provocando os olhos inchados. As razões mais comuns são o stress, a desidratação e a falta da actividade física.
- Vá ao ginásio logo de manhã cedo, para que o sangue circule e liberte água. Caso não tenha disponibilidade, coloque compressas frias e cremes à base de cafeína, que são um remédio rápido, pois constringem os vasos.
Olheiras
Existem certos tipos de olheiras que são genéticas e nessas pouco ou nada há a fazer a não ser:
- Disfarçá-las com cosméticos próprios
Mas existe outro tipo de olheiras que tem a ver com maus hábitos, como por exemplo, o uso inadequado de proteção solar. As pálpebras superior e inferior são mais propensas a hiper pigmentação provocada pelo sol e são igualmente sensíveis a vários protetores solares
- Prefira fórmulas não liquidas ou em stick, adequadas para essa zona super sensível.
A aplicação excessiva de retinóides, deixa círculos vermelhos e escamosos à volta dos olhos, que se tornam cinzentos ou acastanhados à medida que se regeneram, sobretudo em peles mais escuras ou em tons azeitonados.
Desaconselhado
- Utilizar um desmaquilhante inadequado, pois se tiver que esfregar a pele em volta dos olhos para retirar a maquilhagem, estará a provocar inflamação e danos nos capilares.
- Água quente – existem muitas pessoas que gostam de lavar a cara com água quente; não faça isso, a água quente agrava o inchaço das pálpebras e pode acentuar as olheiras. O mesmo se aplica ao vapor de água quente.
Aconselhado
- Procure fórmulas específicas, para acalmar as irritações na zona de contorno ocular, junto de casas especializadas (perfumarias, farmácias).
- Antes de colocar qualquer tipo de creme, experimente primeiro numa zona interior do seu braço para ver se faz reação alérgica. No caso de ser uma pessoa com muitas reações alérgicas, consulte sempre um dermatologista.
O blog e a sua autora não se responsabilizam por qualquer tipo de dano, prejuízo, mau uso ou qualquer outra consequência, directa ou indirectamente resultante da aplicação das sugestões nele apresentadas.
É, por isso, da inteira responsabilidade da leitora os resultados da aplicação das dicas.
Este conteúdo também está disponível em: Inglês
Leave your comment here - your opinion is important