bemvestir®

O segredo das cartas de motivação que conquistam empregos!

Cartas de Motivação

Para tudo existe um segredo, o modo de fazer de uma forma que potencie que o resultado desejado aconteça. Descubra agora o segredo das cartas de motivação que conquistam empregos.

Se você exercesse a profissão de Técnico/a de Recrutamento e Selecção, você perceberia o que é ler cartas de apresentação ou cartas de motivação sem graça, todo o dia, semanas a fio! Só assim você compreenderia como uma carta de motivação pode, em apenas 3 a 4 minutos, “matar uma candidatura”.

Vejamos os erros mais comuns de candidatos/as que o recrutador imediatamente coloca de lado:

Se em tempos este tipo de discurso era aceitável, esses tempos já lá vão. Nesses momentos, o mercado de emprego era vasto e procurava-se alguma formalidade, lealdade e um discurso quase aristocrático igual para todos.

Hoje em dia os valores são outros: tudo é rápido e marcado pela diferença e criatividade. Se há 20 anos um discurso de “implorar por uma oportunidade” podia fazer vacilar uma micro-empresa ou tocar o coração de um “patrão” de uma pequena cidade, hoje em dia, acontece exactamente o contrário.

Por muito que nos custe aceitar, muitas vezes, implorar ou usar o discurso da crise, faz o recrutador pensar em certo tipo de características psicológicas daquele candidato: “se está mal e com dificuldades, deve ser uma pessoa com pouca capacidade de adaptação às mudanças, ou não soube fazer a sua gestão pessoal, ou foi despedido porque é um trabalhador que se deixou ultrapassar”….etc. etc.

Esta não é a imagem que você quer passar e não deve ser a sua narrativa pessoal.

Características de uma carta de motivação

Veja a diferença entre as duas frases abaixo:

Frase 1: Eu aceitaria um desafio, pois gostava de dar o meu melhor para esta oportunidade. 

Frase 2: Eu gosto de desafios, sou versátil e aceito oportunidades que me pareçam opções inteligentes. 

Apesar de dizerem coisas diferentes mas ligeiramente semelhantes, se ler ambas as frases em voz alta, verá que uma delas tem muito mais impacto positivo. Qual acha que é?

Estes são alguns segredos. No fundo, você precisa de se actualizar constantemente sobre este assunto.

Texto original de Patrícia Araújo

Exit mobile version