bemvestir®

Maquilhagem Passo a Passo – Sobrancelhas

Maquilhagem - Sobrancelhas

Maquilhagem Passo a Passo – Sobrancelhas. As sobrancelhas dão expressão, acentuam ou reduzem a personalidade e marcam o rosto.  As sobrancelhas têm um papel muito importante no rosto. O formato da sobrancelha é definido pelo osso frontal.

As sobrancelhas podem ser arqueadas, profundas, selvagens, finíssimas, rectas, sisudas, provocantes, arejadas, infantis, confusas, perigosas.

Uma pessoa que tem olhos amendoados geralmente tem sobrancelhas levantadas, assim como quem tem olhos caídos em geral tem também sobrancelhas caídas.

Olhar bem para as sobrancelhas e prestar atenção na expressão que elas sugerem.

Dependendo das conclusões, pincelar os fios que estão a mais, clarear o tom e preencher as falhas. Esquecer as modas e descobrir o quanto elas interferem no rosto é fundamental.

Tipos de Sobrancelhas

As sobrancelhas dão expressividade ao olhar e transmitem personalidade.

As sobrancelhas devem ter volume e uma aparência natural, mas têm que estar sempre cuidadas. Elas são o pilar da expressão do rosto e do olhar, logo uma sobrancelha mal depilada pode alterar bastante o rosto, mudar a imagem e transmitir uma ideia de personalidade longe da realidade.

Há pessoas que têm uma expressão dura, austera, zangada, ansiosa, que nada tem a ver com a sua personalidade, apenas devido ao desenho das suas sobrancelhas.

 

Sobrancelhas levantadas

É considerado ideal ter as sobrancelhas levantadas e o espaço entre a extremidade externa da sobrancelha e o olho do tamanho da íris. A extremidade interna da sobrancelha fica abaixo da extremidade externa. A sobrancelha curva-se perto da extremidade externa.

 

Sobrancelhas rectas

As sobrancelhas rectas têm pouca ou nenhuma curvatura, o que diminui todo o espaço entre a sobrancelha e o olho.

Sobrancelhas caídas

As sobrancelhas caídas também diminuem o espaço entre o olho e a sobrancelha na parte externa, mas aumentam-o na parte interna. Criam uma expressão de tristeza, preocupação ou, às vezes, de surpresa.

Sobrancelhas curtas

As sobrancelhas curtas são levemente curvas, simétricas e centralizadas sobre o olho, mas não se projectam além dos cantos do olho.

Sobrancelhas longas

As sobrancelhas longas quase se encontram um pouco acima dos olhos, o que pode dar a impressão de que a pessoa está a franzir a testa – quando as sobrancelhas são rectas – ou de um olhar ameaçador – quando as sobrancelhas são levantadas.

Tipos de Rosto

O tamanho certo das sobrancelhas está de acordo com o tipo de rosto.

 Há forma de definir a dimensão ideal das sobrancelhas? Um dos truques, para saber se as suas sobrancelhas deverão ser afastadas ou não, é a regra que estabelece que entre cada olho deve caber um terceiro.

Pode-se ainda traçar um triângulo entre as asas do nariz e o canto externo do olho para definir se é preciso encurtar ou aumentar a linha das sobrancelhas.

A curvatura da sobrancelha depende do formato do rosto, da forma dos olhos, da personalidade da pessoa, da idade e se as pálpebras têm ou não tendência para cair.

Como Tirar

Se quer corrigir as falhas na sobrancelha ou determinar um traçado ideal para o seu rosto, procure pelo menos da primeira vez, um profissional do assunto.

Leve uma referência do que quer e pergunte se é possível fazer o mesmo. Seja persistente com ele. E principalmente, fuja caso ele diga que vai tirar num instante! Aquilo que menos precisa é de pressa; pelo contrário, muito critério e tempo antes de tomar a decisão – porque os pêlos que já tirou não crescerão mais.

 

Fina [1] ou grossa  [2], são os formatos universais das sobrancelhas.

Escove os pêlos da sobrancelha em diferentes senti­dos. Preste atenção no caimento dos pêlos para não retirar nada que deixe falhas. Ë fácil ter a ilusão de que o pêlo está em sintonia com o desenho que imaginou, quando na verdade, o seu caimento faz um traçado di­ferente. [3]

Trace um arco imaginário (copie o formato universal) sobre a área dos pêlos e elimine aqueles que, obviamente, estiverem a mais. [4]

Retire com a pinça no sentido que nasce o pêlo, pois dói menos.[5]

Como Clarear

O clarear é uma boa solução para diminuir o contraste dos pêlos indesejáveis em todo o rosto. Sobrancelhas, buço, face, têmporas e até mesmo os que sobem em direcção à raiz dos cabelos.

No caso das sobrancelhas, quanto mais claras mais espaço abrem para o olhar e levantam a expressão do rosto.

Para quem tem sobrancelhas pretas, o caminho natural são os tons castanhos, os dourados e assim por diante. Peles negras não têm essa necessidade, pois os pêlos escuros não contrastam no rosto.

Marcar a sobrancelha

Pode utilizar lápis, delineador ou sombras para definir de modo dramático o formato das suas sobrancelhas tipo Maria Callas. Ou apenas lançar mão desses recursos para preencher os fios, num retoque subtil que volta a equilibrar o traçado.

  • Lápis de sobrancelha – o efeito é sempre mais instável, pois corre o risco de se misturar com a oleosidade da pele no decorrer do dia. Em compensação, é possível retocar até no espelho do retrovisor. [6]

  • Delineadores – efectua um traçado radical; mas se o produto for suave, diluído em água e sem brilho nenhum, permite um traçado fino e duradouro. [7]
  •  Sombras líquidas – dependendo da composição, escorrem.

Favorito

  • Para preencher as falhas e recompor traçados é preferível, sombras em pó diluídas em água. É como trabalhar com “aguarela”, sendo que a fixação é maior (graças ao pó) e a cobertura bem mais natural. [8]

Aplicação

  • Ainda que trabalhada com a pinça no formato universal, observe que a sobrancelha apresenta falhas. [9]

  • Com um pincel firme, fino, molhado em água (os profissionais usam o chanfrado, mas pode escolher o que lhe der maior segurança), trace as linhas respeitando a distância entre os pêlos. [10]

Pode tentar fazer o mesmo com o lápis, lembrando que a base cremosa não garante a pureza das linhas. Pense na diferença do bico-de-pena em relação à esferográfica – é a mesma coisa.

Truques

  • Pode escovar a sobrancelha acertando o formato e depois fixar com rímel ou gel transparente – engana por pouco tempo.
  • Maquilhagens muito especiais para sessões de fotos, desfiles nocturnos, podem exigir a cobertura total da sobrancelha – permitindo que crie o formato dos seus sonhos. Para funcionar, só produtos específicos de camuflagem e mãos profissionais, pois é um desafio esconder totalmente o volume dos pêlos.
Exit mobile version