bemvestir®

Envelhecer feliz, bela e saudável!

Envelhecer feliz – somos pessoas únicas

Envelhecer feliz é, se ainda não o fizemos, aprendermos a gostar da pessoa que somos. Até que ponto somos felizes por ser quem somos? Sentimos atração ou rejeição por nós próprios?

Nunca nos devemos esquecer que as nossas qualidades distinguem-nos e as nossas limitações diferenciam-nos, tornando-nos pessoas únicas, irrepetíveis, diferentes de todas as outras.

Eterna juventude – uma alma equilibrada

É importante vermos-nos um ser magnifico, pois o equilíbrio, a felicidade e a paz interior são a fonte da eterna juventude e ela está dentro de nós. A beleza exterior  é o reflexo de uma alma equilibrada.

Há uma consciência cada vez maior da necessidade de unir o interior e o exterior; a mente e o corpo. É o equilibrio que conduz à harmonia. Para um envelhecer feliz, precisamos de reforçar os escudos protectores do nosso corpo, porque senão ele acaba por se tornar um íman para as emoções tóxicas com que somos bombardeados no dia-a dia.

Para a maioria de nós a chegada dos 40 e dos 50, vem acompanhada de uma asfixia semelhante a “um estamos no fim da linha” e ficamos aprisionadas na tentativa de manter a aparência de uma juventude perdida, numa luta sem fim contra a gravidade, contra o envelhecimento, contra o tempo, quando tudo isso é um processo natural e irreversível, sendo sempre possível, em cada etapa, alcançar o tão desejado equilíbrio e fazer do momento presente aquilo que ele deve ser: o melhor das nossas vidas.

Não há receitas para o envelhecimento – acontece e pronto. E acontece todos os dias desde o nosso nascimento.

Temos que ter consciência que envelhecer feliz é uma escolha e uma consequência, é um percurso que deve ser cuidado e equilibrado desde cedo, para que quando se chega aos 40, 50 ou mais anos, tudo evolua de forma gradual e natural.

Cuidar do nosso templo

Nos países orientais, sabe-se há milénios, que esse templo – o corpo, é precioso. Daí que manter o equilibrio do corpo seja vital. De acordo com a filosofia oriental, a harmonia e a energia baseiam-se na relação subtil entre cheio e vazio.

Tanto o “demasiado” como o “insuficiente” são inimigos de corpo saudável e de uma alma serena. Já todos passamos por aquela sensação desagradável que estamos demasiados cheios, seja de comida ou de problemas.

Envelhecer feliz é tratar de si da melhor maneira possível; alimentando-se correctamente, bebendo bastante água, praticando exercício físico e rir muito pela vida fora, com um espírito jovem e leve, com uma atitude positiva e muita alegria de viver, que a ajuda a manter -se com uma saúde física e mental e torna a sua vida numa aventura deliciosa.

Tudo isso a par do respeito e admiração que devemos a nós próprios, como nos devemos a felicidade e o equilíbrio que buscamos e, isso só é possível a partir do momento em que nos aceitamos.

Beleza – Um estado de espírito

A beleza não tem tanto a ver com aquilo que a sociedade considera bonito – trata-se mais de um estado de espírito; tem mais a ver com uma atitude positiva perante a vida, exigente e apaixonada. Constrói-se com inteligência e revela bem estar e cumplicidade pessoal em todas as idades e passa pela aceitação plena da pessoa que se é.

Devemos ter sempre uma mão cheia de bons momentos todos os dias, saborear tudo o que nos acontece com muita lucidez e sem nunca deixar que a vida nos passe despercebida.

Uma das boas conquistas que vem acompanhada com a idade é a serenidade. Percebe-se quais são as prioridades, o que realmente é importante e têm-se a calma necessária para analisar e ponderar qualquer situação e isso traz-nos tranquilidade no dia a dia que é muito doce e necessária para uma vida muito mais equilibrada, feliz e poderosa. O bom senso aumenta, os critérios de escolha redefinem-se e o juízo de valores fica mais justo.

As pessoas alegres, felizes e otimistas e, que transmitem energia positiva, vivem melhor, enfrentam melhor as adversidades da vida e, além disso ainda ajudam os outros.

Por tudo isto e muito mais, há que envelhecer feliz, bela e saudável, continuando sempre a fazer mais e melhor.

Quem é jovem deve celebrar essa etapa mágica da sua vida. Quem for menos jovem deve deixar de pensar nos anos da juventude, antes fazer por envelhecer feliz e passar a apreciar a sua maturidade. É-se jovem e bela em qualquer idade.

Seja muito feliz!

Exit mobile version