bemvestir®

Dicas de maquilhagem – truques a usar e erros a evitar

Estas dicas de maquilhagem dão-lhe a conhecer os truques a usar e os erros a evitar, já que todas nós cometemos os mesmos erros ao nos maquilharmos.

Podem ser erros mínimos ou extremos, no entanto, temos sempre a tendência de persistirmos em nos autossabotar-mos com determinadas técnicas ou escolhas desastrosas de produtos de maquiagem.

Tenha sempre em mente esta máxima – “menos será sempre mais”. As tendências não devem ser seguidas à risca.

Dicas de maquilhagem – Erros e Truques

Usar sombras coloridas?

Sombras nos tons de azul, verde, laranja, fúcsia… é para esquecer; jogue sempre pelo seguro. Se gosta de usar sombras, opte por cores neutras e mate, como a cor pêssego ou a cor rosa champanhe.

Aplicar somente sombra preta?

A não ser no dia de Hallowen, no qual se pretende uma maquilhagem de olhos esfumada, o uso exclusivo de sombra preta está proibido. Um dos maiores erros de maquilhagem é investir em sombras muito marcantes e com divisões extremas entre tons.

Preencher em demasia as sobrancelhas com lápis/sombra?

A verdade é que nem todas as pessoas têm uma sobrancelhas grossas e bonitas, no entanto, o preenchimento é um óptimo aliado. Mas atenção: é totalmente proibido mudar radicalmente o formato das sobrancelhas ou usar um tom mais escuro ou mais carregado que o seu.

Para as sobrancelhas não ficarem demasiado artificiais, suavize o lápis ou a sombra, usando um pente próprio para esfumar o produto aplicado, criando desta forma um efeito mais natural.

Abusar do Eyeliner?

O eyeliner serve para realçar e definir o olhar e dar a ilusão de se ter mais pestanas. Porém, exagerar na linha ou na espessura é um erro fatal que pode deitar tudo a perder, já que cria a ilusão de que os olhos são mais pequenos.

Opte por um traço fino e complemente-o com sombra esfumada na linha das pestanas.

As pestanas falsas parecem… falsas?

Pode até aplicar as pestanas falsas com a ajuda de um profissional, mas as pestanas falsas terão sempre um ar artificial. Faça o que fizer, nunca opte pelo volume russo. Os humanos não têm sequer pestanas assim.

Se quiser mesmo colocar pestanas falsas, opte por aplicar pestanas individuais, que apenas lhe dão um efeito máscara.

Aplicar rímel de qualquer modo?

Aplicar demasiado rímel faz com que as pestanas fiquem coladas umas às outras.

Aplicar lápis de olhos apenas na pálpebra inferior?

Se tem por hábito aplicar lápis de olhos apenas na pálpebra inferior, fique a saber que esse erro faz com que os olhos aparentem estar descaídos e serem mais pequenos, além que evidencia as olheiras.

Aplique lápis de olhos na linha superior também. Ou opte por aplicar lápis branco na linha inferior, já que irá abrir o olhar.

Batons escuros em lábios muito finos?

Os tons de batom escuros não favorecem quem tem lábios finos. Porquê? Os lábios irão parecer ainda mais pequenos e serão o destaque de toda a sua maquilhagem.

O batom vermelho é perfeito para todas as mulheres?

Não. O batom vermelho que é o clássico mais icónico da maquilhagem, não foi feito para todas as mulheres. É difícil admiti-lo, mas se os seus lábios são demasiado grossos, esta não é uma boa opção. Além do mais, um batom vermelho tem que ser muito bem aplicado, de forma a não borrar, sendo ainda importante conhecer a tonalidade certa  de vermelho que lhe fica bem.

Aplicar  o lip liner apenas no contorno dos lábios?

Usar protector labial branco?

A proteção UV é algo extremamente importante. No entanto, usar um protector solar como batom está fora de questão. Ninguém fica bem de lábios brancos, fora da praia ou da pista de snowboard.

A proteção UV é algo extremamente importante. No entanto, usar um protector solar como batom está fora de questão. Ninguém fica bem de lábios brancos, fora da praia ou da pista de snowboard.

Usar uma base acima do seu tom?

Ao contrário do que possa pensar, escolher uma base três tons acima do seu, não é algo negociável. A base serve para uniformizar a tez e não para a tornar mais morena. Nunca teste a base na mão, devendo testá-la  na linha do maxilar, para que não exista nenhuma diferença de tom em relação ao pescoço.

Se após aplicar a base ainda se sentir demasiado pálida, finalize com um blush e/ou bronzer.

Usar uma textura de base errada?

As bases existem em diversas texturas: líquidas, em pó ou em stick. No entanto, cada pele é diferente e é importante encontrar a textura certa.

Aplicar demasiado concelear?

A pele não precisa de cinco camadas de concelear, mas sim de correcção de cor.

Confundir corrector com iluminador?

Corrector não é o mesmo que iluminador. A função do corrector é disfarçar manchas, imperfeições e olheiras. Já o iluminador serve para realçar determinadas zonas do rosto, como por exemplo, o topo das maçãs do rosto,  os cantos internos dos olhos ou o arco do cúpido (lábio superior).

Se confundir ambos os produtos terá a receita perfeita para o desastre. Imagine um panda, o contraste entre o contorno dos olhos e o resto do rosto… cuidado!

Aplicar blush em excesso?

Colocar demasiado blush é um dos erros mais frequentes na hora de maquilhar.

Usar demasiado pó compacto?

Este produto é essencial para fixar a maquilhagem, no entanto não abuse, ele não é invisível e em excesso, torna a pele mais seca, acentuando as rugas e linhas de expressão.

Contorno incorrecto?

Apesar das milhares de selfies que se postam diariamente no instagram, a maioria ainda não compreendeu esta técnica.

Usar cores fortes nos olhos e nos lábios em simultâneo?

Obs. Maquiagem ou maquilhagem? As duas formas são corretas.
As duas palavras têm origem no francês maquillage e significam «ação de maquilhar ou maquiar; conjunto de cosméticos usados para esse efeito».

Se gostou, se este artigo a ajudou e se conseguiu tirar algumas ideias, deixe-nos mais abaixo o seu comentário, pois a sua opinião é muito importante para nós! Pode também gostar de lerfique a conhecer o nosso conceito de armário-cápsula.

Grata pela sua visita!

Exit mobile version