bemvestir®

Cuide de si primeiro para que possa cuidar do outro!

Cuide de si primeiro para que possa cuidar do outro. Ser uma mãe presente, uma amiga leal, uma profissional válida, uma companheira atenciosa e afectuosa, são tarefas “hércules”para uma mulher só.

Quanto mais ainda, ficar sempre para último plano porque existem sempre “coisas mais urgentes”, vivendo e dedicando todo o seu tempo aos que a rodeiam. Se continuar a viver assim, vai acabar por ter um gradual esmagamento da sua alma, deixando-a sobrecarregada e completamente esgotada.

Para se sentir mais calma, mais plena e mais serena, tenha consciência de que se deve colocar sempre em primeiro lugar, sem culpa nem remorsos. Só assim poderá, se quiser, ajudar e estar presente para os outros.
Pense sempre antes de dizer “sim” a tudo e contra a sua vontade, só por medo da rejeição. A ideia de que tem sempre de agradar aos outros ou ser “boazinha” para todos, incluindo a família e os amigos é uma crença limitadora que atrapalha a sua felicidade, o seu sucesso e a sua realização pessoal.

Estabelecer limites, permite-lhe investir a sua energia em pessoas e actividades que a fazem crescer, em vez de a arrastarem para baixo.

Afaste-se das pessoas que não a inspiram, que não atravessam os dias de mãos dadas consigo, que a atiram para longe do seu propósito, que a obrigam a viver em piloto automático, que a desequilibram, que não a elogiam e que a acusam constantemente, pois essas pessoas são tóxicas e esgotam-na, deixando-a cansada e vazia.

Dizer “não” mais vezes e ser mais assertiva, parece cliché, mas é libertador e a melhor solução para a sua sanidade mental e para o seu equilíbrio diário. Só vencemos os nossos medos de conflito ou crítica se exercitarmos a nossa capacidade de escolha, em consciência.

Descubra o que a faz feliz e invista nessas actividades, não faça “fretes”, já tem compromissos que chegue, por isso, coloque sempre o que lhe dá prazer acima do que lhe tira energia e não a faz feliz, de modo que a sua saúde física e emocional não saia prejudicada.
Lembre-se sempre desta máxima – “se não estiver bem não ajuda ninguém”

Créditos de imagem: aylinkoenig

Exit mobile version