bemvestir®

Estes alimentos ajudam a atrasar o envelhecimento

Atrasar o envelhecimento

Existem alimentos anti-idade que contêm preciosos nutrientes, que ajudam a atrasar o envelhecimento, aumentam a luminosidade e preservam a elasticidade da pele.

Já se sabe que não existem poções mágicas para atrasar o envelhecimento e garantir uma juventude eterna. Mas se não  fumar,  dormir com qualidade, se não fizer uma exagerada exposição ao sol e se não  consumir álcool em excesso (factores estes que  contribuem radicalmente para o processo de envelhecimento da pele) e adoptar um estilo de vida saudável (que inclui exercícios físicos, caminhar, ioga etc.), beber água e uma dieta saudável, pode subtrair anos à sua aparência.

Este artigo foi elaborado depois de muita pesquisa em fontes altamente credíveis. E estes são alguns dos principais alimentos que ajudam a atrasar o envelhecimento cutâneo prematuro.

Os antioxidantes

A “respiração” das nossas células produz moléculas instáveis chamadas radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento. Para as estabilizar, reduzir a oxidação bem como a aceleração do envelhecimento, o nosso organismo socorre-se de moléculas antioxidantes, presentes em grande quantidade em certos frutos e legumes de cor forte (vermelho, laranja, azul, violeta), sendo os mais conhecidos os polifenóis (cada vez mais pesquisas oferecem-nos provas do papel dos polifenóis na prevenção de doenças degenerativas, como o câncer e as doenças cardiovasculares) e as antocianinas.

As vitaminas

Se as vitaminas A e E ajudam na luta contra os radicais livres, a vitamina C desempenha outro papel na formação do colagéno, a molécula de firmeza da pele.

Os anti-inflamatórios

A inflamação das células é um processo complexo, resultante muitas vezes de uma alimentação industrial, açucarada e gorda, que está na origem de um envelhecimento precoce.

Presentes nos vegetais e não só, as moléculas anti-inflamatórias diminuem o limiar de activação deste fenómeno e ajudam a eliminar as toxinas.

Os alimentos que controlam a inflamação são ricos em substâncias como alicina, ácidos graxos ômega-3 e vitamina C:

As fibras

As fibras aceleram mecanicamente a eliminação das toxinas intestinais como uma “vassoura”. Assim, o organismo fica limpo e a tez luminosa.

Os sais minerais

Os sais minerais são substâncias de origem rochosa indispensáveis ao ser humano (cálcio, ferro, magnésio, sódio, fósforo, potássio e enxofre).

Em caso de deficit, as funções metabólicas cutâneas diminuem e a pele sofre muito e torna-se visível com isso.

Os oligoelementos

Os oligoelementos são nutrientes minerais (zinco, selénio, fluor, cobre…), de que temos necessidade em quantidades muito pequenas. Desempenham um papel semelhante aos dos sais minerais.

Grata pela sua visita!

Exit mobile version