bemvestir®

Brincos – Uso ao longo dos tempos

BRINCOS – USO AO LONGO DOS TEMPOS

História dos brincos

A história dos brincos remonta aos tempos antigos onde eles eram um ornamento predominantemente do uso do sexo masculino . Os brincos eram populares até 7.000 anos atrás na Ásia antiga. Egípcios e assírios usavam-nos como forma de expressarem a pertença a uma classe superior.

Na Roma antiga  os brincos eram usados ​​apenas por escravos , enquanto que na Grécia antiga eram o ornamento de prostitutas. As senhoras gregas e romanas ricas também os usavam criados com pérolas para exibirem o seu estatuto social. Elas usavam jóias com topázio, granada e safiras também.

Nos países do antigo Oriente, a preferência era para a prata e brincos de ouro com rubis, safiras e esmeraldas . Os brincos foram especialmente apreciados na Índia, China e Assíria.

Durante a Idade Média na Europa, os brincos usados pelos homens  alternavam entre serem populares e estarem fora de moda por longos períodos de tempo até que no século 13 a Igreja Católica proibiu a perfuração das orelhas. Isso foi feito de acordo com o dogma, afirmando que uma pessoa não pode modificar o seu corpo que é criado à imagem de Deus. Somente ladrões, piratas e representantes da classe baixa continuaram a usar brincos .

Os ladrões usaram os brincos como modo de expressarem a sua versão para com a sociedade, enquanto os camponeses perfuravam a orelha do único menino na família ou de uma criança que havia nascido imediatamente após a morte de outra criança. Para os piratas, o brinco significava um navio saqueado . Os cossacos russos também deram muita importância ao uso dos  brincos.

Os brincos eram usados ​​na orelha esquerda pelos filhos de uma mãe solteira cujo marido tinha sido morto e na orelha direita por o único menino na família. Um homem usando brincos nas duas orelhas era sinal de ser  o último da sua linhagem familiar. Esse homem era guardado pelos seus  vizinhos e não era autorizado a ir para a guerra , para evitar que a sua linha desaparecesse para sempre.

Hoje diferentes tipos de brincos são usados ​​pelas mulheres com a finalidade de corrigir e complementar a forma do seu rosto.

Exit mobile version