bemvestir®

Alimentos para Cabelos e Unhas

Alimentos para cabelos e unhas

Saiba quais os 13 nutrientes e respetivos alimentos para cabelos e unhas que os vão manter fortes e acelerar o seu crescimento. A escolha dos alimentos certos pode prevenir o enfraquecimento das unhas, a queda de cabelo e até mesmo melhorar a espessura dos fios de cabelo.

Diversificar é a palavra chave para uma alimentação equilibrada e bem sucedida. A forma como combinamos os alimentos é igualmente relevante, para que possamos tirar o máximo proveito das refeições.

Para preservar a saúde dos seus cabelos e unhas, deve escolher alimentos com determinados nutrientes que proporcionam esses benefícios.

Principais Fontes de Alimentos para Cabelos e Unhas

1. Biotina

As principais fontes de biotina são: ovos (gema de ovo), levedura, couve, espinafre, couve-flor, repolho, pepino, alface, tomate, cenoura, cogumelos, chocolate negro, cebola, amêndoas, amendoins, nozes, iogurte, salmão, sardinha, peito de frango e de peru, fígado de bovino, leite de vaca e de cabra, queijos, morango, aveia, soja, arroz integral, grãos integrais, leguminosas.

2. Cálcio

As principais fontes de cálcio são: leite e laticínios (queijo, iogurte e kefir), folhas verde-escuras (couve, brócolis, agrião, espinafres e rúcula), batata doce, beterraba, repolho, quiabo, algas, semente de gergelim, linhaça, grão de bico, soja, aveia, chia, sardinha em lata, melado de cana e tofu.

3. Vitamina C

As principais fontes de vitamina C são: frutas cítricas, vegetais folhosos de cor verde escura, pimenta vermelha, pimentão, goiaba, acerola, açaí, goji berry, morango e kiwi.

4. Ferro

As principais fontes de ferro são: carne bovina, frango, atum, salmão, fígado e outras vísceras, carne de porco e carneiro, ovos, todos os feijões, pão integral, germe de trigo, açaí, beterraba, vegetais folhosos de cor verde-escura e uva-passa.

5. Proteínas

As principais fontes de proteínas são: carne de frango, carne de vaca, queijo, salmão grelhado, pescada, ovo, iogurte, leite, soja, quinoa, trigo sarraceno, millhete, lentilhas, tofu, feijão, ervilhas, arroz cozido.

6. Vitamina A

As principais fontes de vitamina ‘A’ são: bife de fígado de vaca grelhado, leite de vaca pasteurizado, óleo de peixe, manteiga sem sal, queijo fresco, ovo cozido, cenoura crua, cenoura cozida, batata-doce assada, manga, espinafre cozido, couve manteiga, mamão, tomate.

7. Vitaminas do complexo ‘B’.

As principais fontes de vitamina do complexo ‘B’ são:

As diversas vitaminas do complexo ‘B’, atuam no crescimento do cabelo e unhas e rejuvenescem o folículo piloso, estrutura em que o fio nasce. Participam ainda como co-enzimas, ou seja, coadjuvantes em várias reações químicas dentro do corpo, de maneira que os minerais essenciais para cabelos e unhas, possam ser assimilados e utilizados pelo organismo.

8. Selênio e Ómega 3

O salmão é a melhor fonte dos nutrientes selênio e ómega 3, sendo este último nutriente, igualmente presente nos demais peixes de águas frias e profundas, e também  na chia e linhaça. Já o selênio, pode ser encontrado nas oleaginosas, como nozes, amêndoas e castanha do pará.

9. Enxofre

As principais fontes de enxofre são: alho, cebola, repolho, brócolis, pimentão vermelho, couve-de-bruxelas, couve, alface, algas, raiz forte, nozes, ovos, leite, carne, peixe, frutos do mar, aves.

10. Silício

As principais fontes de silício são: batata-doce, arroz integral, linhaça, banana, aveia, uva-passa, manga, morango, alho-poró, feijão verde, grão de bico, amêndoa, pepino, aipo, aspargo, chá de cavalinha.

11. Vitamina E

As principais fontes de Vitamina ‘E’ são: azeite de oliva, ovos, germe de trigo, miúdos, verduras folhosas, abacate, manteiga, sementes oleaginosas, amendoim, feijões, espargo.

12. Iodo

As principais fontes de Iodo são: todas as algas, peixes e frutos do mar (salmão, sardinha, ostra, marisco, camarão), sal iodado, ovos, aspargos, cogumelos, espinafre, gergelim, alho, couve, abobrinha.

13. Manganês

As principais fontes de Manganês são:  abacaxi, semente de abóbora, linhaça, chia, tahini, nozes em geral, chocolate negro, frutos do mar, pimenta vermelha.

Se gostou, se este artigo a ajudou e se conseguiu tirar algumas ideias, deixe-nos mais abaixo o seu comentário, pois a sua opinião é muito importante para nós! Pode também gostar de ler: Cortes de cabelo que a farão 10 anos mais jovem e Corte de cabelo adequado a cada tipo de rosto.

Grata pela sua visita!

Exit mobile version