bemvestir®

20 alimentos alcalinos que curam – estilo de vida saudável

Hoje vou deixar-vos aqui 20 alimentos alcalinos que curam e que fazem subir a nossa imunidade e são anti-envelhecimento se consumidos regularmente. Todos os alimentos alcalinos têm benefícios incríveis para a saúde que contribuirão para o seu bem-estar geral.

Uma dieta alcalina é uma receita para um estilo de vida mais saudável. As nossas pupilas gustativas preferem instintivamente os vegetais frescos e cultivados localmente, porque o seu valor nutricional diminui ao ficarem esquecidos na parte de trás de uma carrinha, na prateleira de um supermercado ou, pior num armazém.

Alimentos promotores da alcalinidade

Abacate

Este fruto cremoso, altamente alcalino fornece quase 20 nutrientes essenciais, incluindo potássio, vitamina E e B e fibra.

Abóbora

Os alimentos da familia das abóboras contém elevados niveis dos ácidos gordos essenciais ômega 3 e ômega 6. Também são ricos em vitaminas A e C e em várias vitaminas B.
Batatas- Ricas em hidratos de carbono saudáveis, as batatas são fontes de alcalinidade. Vinculam os ácidos ao estômago, o que beneficia todo o corpo.
O seu perfil nutricional inclui vitamina C, ferro, magnésio e potássio.

Amaranto

Estas sementes são muito pequenas e semelhantes às das papoilas, mas de cor castanha clara. Têm um teor altamente elevado de aminoácido lisina, o que não acontece com outros cereais, bem como de fibra.

Aipo

Contém cálcio e niacina o que auxilia a digestão e baixa a pressão sanguínea.

Aipo vermelho

Aipo vermelho, parente do aipo, é uma raiz com um impressionante número de vítaminas C e K, bem como fósforo, ferro, cálcio, magnésio e antioxidantes.

Couve frisada

Tem uma longa lista de vítaminas e minerais, em especial o cálcio, o ferro, o magnésio e o fósforo.

Amêndoas

As amêndoas, possuem um elevado teor de proteína e cálcio, para além de serem uma fonte de zinco e vitamina E. As amêndoas produzem um efeito calmante e fornecem nutrientes essenciais para a pele.

Cenouras

As cenouras estão repletas de cálcio, magnésio, potássio e betacaroteno, que é metabolizado em vitamina A e ajuda a ter uma vista mais saudável. As cenouras também ajudam a desintoxicar o figado e, como tal são otomas num regime de purificação do organismo.

Quinoa

A quinoa é uma semente ou pseudo-cereal versátil e sem gluten. É muito rica em cálcio, para além de ser uma fonte rica de fibra, magnésio e ferro.
(Amanhã coloco o resto da lista dos alimentos)

Beterraba

A beterraba é tão rica em nutrientes como em cor. Uma excelente fonte de ácido fólico, a beterraba também contém cálcio, vitamina C e potássio, entre outros nutrientes. Tem sido mencionada no combate à pedra nos rins, bem como na redução da tensão arterial e do risco de doença cardiovascular.

Óleos

Cada vez mais estudos têm vindo a realçar o facto de o óleo de sementes de linhaça ser um dos óleos mais benéficos por representar uma excelente fonte de ácidos gordos ómega 3. O azeite e os óleos de cânhamo, abóbora, nozes e sementes prensadas a frio, apresentam benefícios semelhantes e podem conferir uma cor excelente, para além de um grande valor nutricional, aos seus cozinhados.

Brócolos

Este vegetal de folhas verde-escuras, da família das couves, contém elevados níveis de vitamina C, cálcio e fibra. Os brócolos servem como antioxidante, antiviral e estimulante antibiótico para o fígado.

Gengibre

Tradicionalmente usado no combate ás náuseas, a raiz de gengibre tem muitos outros usos, tanto na medicina como na cozinha. Também pode ser transformado em chá ou usado para dar sabor a biscoitos e pães. O gengibre é fonte de cálcio, magnésio, potássio e fósforo, que melhoram a circulação e estimulam o fígado. Também atua como antiespasmódico.

Melancia, manga e papaia

A melancia é um fruto maravilhosamente refrescante e hidratante. Facilmente digerida devido ao seu elevado teor de água, é rica em vitaminas C e A, com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. A manga é um fruto opulento, delicioso quando comido sozinho ou em sobremesas e saladas, e muitissimo rico em vitamina C e fibra dietética. A exótica papaia, como a sua polpa de bela cor, contém três vezes a dose diária recomendada para um adulto de vitamina C, estimulando o sistema imunitário e a saúde da pele.

Funcho

Com as suas folhas finas e os seus caules compridos e esguios fixos a um bolbo nutritivo, este superalimento alcalino é rico em vitamina C, fibra, potássio e magnésio. Tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes e ajuda a reforçar o sistema imunitário.

Figos

Ricos em vitamina B, vitamina K, potássio, ferro, magnésio e ácidos gordos ómega, os figos uma forma de melhorar a sua função cerebral, prevenir o cancro, reforçar os ossos e proteger o coração. Os figos também são uma forma de fibra dietética. Podem ser comidos frescos(quando disponíveis) ou secos.

Cocos

As diferentes partes do coco são usadas para diversos propósitos, em todo o mundo. o “leie” pode ser consumido como uma bebida energética e antioxidante, e pode ajudar na manutenção do peso. O óleo é uma alternativa saudável a outros óleos de cozinha. A polpa do coco é rica em fósforo, magnésio e potássio, e quando acrescentado a diferentes pratos, doces e saborosos, pode realçar o sabor e acrescentar doçura.

Algumas pessoas são sensíveis a certos vegetais, portanto se sentir que não lhe estão a fazer bem, evite comê-los.

Se gostou, se este artigo a ajudou e se conseguiu tirar algumas ideias, deixe-nos mais abaixo o seu comentário, pois a sua opinião é muito importante para nós! Pode também gostar de ler: Um mundo novo – depois do coronavirus.

Grata pela sua visita!

Exit mobile version